domingo, 5 de maio de 2013

Festa infantil em casa, como organizar?






Você se lembra daquelas festinhas de aniversário à moda antiga, quando os pais decoravam a casa toda, enchiam balões, preparavam lembrancinhas e comidinhas para os convidados? Se você acha que isto saiu de moda, saiba que a novidade é resgatar os aniversários comemorados em casa, em que a criança é, literalmente, a protagonista da festa - e não só mais uma convidada das festinhas em bufês. Eu adoro festa em casa, acho super charmosa, aconchegante e econômica. 
E não vá achando que porque a festa é em casa signifique apenas uma reuniãozinha simples! Nada disso! Hoje é possível organizar comemorações elegantes e divertidas, só deixar a sua imaginação fluir e colocar a "mão na massa".
Primeiro passo, escolha o local, se será no apartamento, play, na sua casa ou na casa da vovó. Após ter escolhido o local, estipule a data, horário e feche a lista de convidados e, em sequência, defina o orçamento. O próximo passo é procurar uma organizadora de festas ou planejar a produção do evento. 
Escolha o tema, não você, papai e mamãe, e sim a criança que deve escolher, nós papais só podemos escolher os temas das festinhas de um ano e dois, depois são os filhos que escolhem. A criança precisa sentir-se importante no dia da sua festinha, por isso introduza ela nas programações e escolhas, mantendo sempre o bom senso. Hoje em dia, não é mais necessário gastar dinheiro com personalizados de isopor, (acho brega, desculpa!), fica mais interessante utilizar os próprios brinquedos das crianças, docinhos personalizados, entre outros personalizados, sem exageros. Há blogs ou sites que fornecem opções de rótulos personalizados que podemos imprimir em casa, é uma opção para quem não quer gastar com gráfica.
Após a escolha do tema, calcule a quantidade de comida e o que será servido. Lembrando-se sempre que cada criança costuma consumir seis salgados, três docinhos e quatro copos pequenos de refrigerante. Já os adultos, consomem em média oito salgados, cinco docinhos e seis copos de refrigerante. 
Uma boa dica para as crianças é montar uma mesa de guloseimas, pois elas aproveitam muito mais do que os doces sofisticados. Vou postar uma tabelinha que utilizo  com as quantidades de doces que geralmente utilizo nas festas para 100 pessoas, tente adapta-la para a sua festinha. Lembrando sempre que os adultos também aproveitam as guloseimas, na hora do calculo não se esqueça deles

Base de Calculo: Embalagens com 50 unidades.

2- Sacos de Jujuba;
1 - Saco de Marshmellow;
2 - Sacos de Pirulitos;
1 - Saco de balas sortidas;
1 - Saco de Caramelo (balas ao leite, recheadas, “Gamadinho” ou similares);
1 - Caixa de chicletes;
2 - Caixas de Confete ou Disquete;
3 - Caixas de bombons sortidos;
5 - Caixas de Bis (cada caixa contém 20 unidades);
2 - Caixas de Chocolates (“Batom”, “Tortuguita”, “mini-Talentos” ou similares);
2 - Potes de Paçocas;
2 - Potes de Doces de Leite (“Chup-Chup”);
2 - Potes de Pingo de leite;
1 - Saco de Amendoim.
Obs.: Se quiser investir um pouco mais na mesa de guloseimas, inclua chocolates diferenciados (Chokito, Milkybar, Prestígio, NascauBall) ou importados do tipo goma em formatos diferentes (dentaduras, frutas, minhocas e etc.). Providencie saquinhos para as crianças colocarem as guloseimas. 

E o convite e a lembrancinha? 
Sempre falo para as minhas clientes que o convite é a porta de entrada da sua festa, através do convite as pessoas irão saber o que as esperam. Por isso, invisto no convite, mais do que nas lembrancinhas, mas nada impede de você mandar um convite virtual  aos pais das crianças convidadas, se a comemoração for simples e você  não estiver afim de gastar com convites, só não deixe de criar algo criativo e elegante. 
Já as lembrancinhas, hoje em dia existem várias opções no mercado, mas você pode criar algo divertido e diferente. Pensando nas crianças sempre. Elas são os principais convidados da sua festa. 
Algumas opções que gosto de lembrancinhas são os  kits de pintura, brinquedos relacionados ao tema, kit cinema (DVD + pipoca), entre outros. Já para os adultos, gosto de dar docinhos, como uma caixinha com vários tipos de brigadeiros, compotas, kit guloseimas, entre outros. 

O que achou das dicas? Qualquer dúvida mande um e-mail para deiafpm@gmail.com, vou ajuda-lá com maior prazer. 

Agora, dá uma olhadinha nessas imagens e se inspire!! 



























































Dicas para personalização:
http://fazendoaminhafesta.blogspot.com.br/2011/09/indice-de-kits-completos.html
http://paperglitter.blogspot.com.br/p/free-printables.html


Fonte: http://gnt.globo.com
http://www.makefestas.com.br

Um comentário:

  1. Nossa só falta vc p montar td isso p mim!!! Amei a matéria!!! Muito útil!!!

    ResponderExcluir