sábado, 27 de abril de 2013

Tábua de frios, um bom prato para servir aos amigos!


Que tal convidar os amigos para um bate papo hoje na sua casa? hum... vai dar trabalho, vai sujar a casa e pior você vai ficar super cansada? Que nada, é só montar uma linda tábua de frios e pronto! O que acham?  
 Com um pouco de criatividade, você monta uma tábua de frios deliciosa, combinando vários tipos de embutidos, queijos e frutas. É prático e não tem como errar, todo mundo adora. 
Para começar, é importante escolher ingredientes de primeira linha. Procure variar nos tipos de carne. Se escolher algumas bem picantes e com sabor mais acentuado, como os defumados, combine com outros mais suaves. Depois, é só seguir alguns passos básicos e a sua tábua está pronta para ir para a mesa. 

- Em uma tábua própria para frios, retangular ou redonda, arrume os frios da borda para dentro. Caso você não tenha uma tábua própria use o prato do microondas, fica lindo e a aparência ótima. 

- Fatie os embutidos bem fininhos, dobre cada fatia ao meio e sobreponha uma a uma.


- Se quiser dar um efeito bem colorido, comece com os frios mais escuros e vá colocando os mais claros, gradualmente, intercalando uma fileira de cada cor. 




- No centro da tábua, você pode colocar queijos picados, azeitonas e pedaços de pepinos, tomate seco por exemplo. Se preferir um sabor mais adocicado, coloque uvas (do tipo Itália) ou frutas secas, como o damasco e a tâmara


- Sirva com uma cesta de pães bem variada, combinando mini pães franceses, integrais, e baquetes, por exemplo. Um pão com sabor de queijo, como o parmesão, também é uma ótima ideal.



- Como acompanhamento, uma opção é montar uma seleção de diferentes patês em potinhos, como os de azeitona, tomate seco e peito de peru defumado.

- Para deixar tudo mais organizado, você pode montar a tábua na véspera do evento. Cubra com filme plástico e guarde na geladeira, para que os frios não azedem. 

Prático, não acham? Vamos as quantidades de frios. 

Para os frios e queijos um cálculo razoável nos leva a 150 g de frios e queijos, somados, por pessoa.
Para os pães o calculo é 150 g por pessoa, mais as torradas e pães mais durinhos, como os pães suecos.

Uma boa dica é servir um bom vinho. Que vinho? Eu indico um vinho tinto, como um Cabernet Sauvignon, um Merlot... Na escolha do vinho lembre-se o entrosamento perfeito entre um prato e o seu vinho deve manter a premissa de que o sabor do prato nunca sobressaia ao paladar do vinho. Não se combina pratos fortes com vinhos brancos, nem pratos mais suaves com vinho tinto.

Espero que tenham gostado da dica! Bom final de semana e divirtam-se!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário